domingo, 17 de abril de 2011

Desenvolvimento Sustentável

Desenvolvimento sustentável é desenvolvimento econômico e material que leve em conta as consequências das atividades humanas sobre o ambiente e se utilize dos recursos naturais que possam ser renovados, para que não haja degradação do ambiente ou esgotamento desses recursos. Para que uma sociedade se desenvolva de modo sustentável, ela deve praticar atitudes que atendam não apenas às suas necessidades mas também das gerações futuras.
A Comissão Mundial sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, criada pelas Nações Unidas para discutir e propor meios de harmonizar dois objetivos: o desenvolvimento econômico e a conservação ambiental. Define Desenvolvimento Sustentável como o desenvolvimento capaz de suprir as necessidades da geração atual, sem comprometer a capacidade de atender as necessidades das futuras gerações. É o desenvolvimento que não esgota os recursos para o futuro.
Os desafios para estabelecer o desenvolvimento sustentável da sociedade humana estão relacionados, entre outros fatores, a qualidade do ar (poluição, chuva ácida, destruição da camada de ozônio, aquecimento global, alterações climáticas), qualidade da água (quantidade insuficiente de água, descarte inadequado das águas servidas, poluição dos mananciais, propagação de doenças transmitidas pela água, falta de acesso à água tratada), obtenção de alimento (extração de recursos animais e vegetais acima da capacidade natural de renovação,     perda de fertilidade do solo), fome, desnutrição, desperdício de alimentos), seres vivos e biodiversidade (caça e pesca predatórias, desmatamento, introdução de espécies estranhas aos ambientes, destruição ou alteração de habitats, extinção de espécies),  produção de bens e geração de energia (exploração de recursos renováveis em velocidade maior do que a capacidade natural de renovação, intensa exploração de recursos que não são renovados naturalmente).








Fontes:
Livro: Ciências Naturais - Aprendendo com o Cotidiano - 8º Ano
Eduardo Leite do Canto
Editora Moderna - São Paulo - 3ª Edição - 2009 - Capítulo 15 - Desenvolvimento Sustentável





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Modelo ITIL

O que é o modelo ITIL?   ITIL (Information Technology Infrastructure Library ou Biblioteca de Infraestrutura de Tecnologia da Informação) é ...