quinta-feira, 1 de março de 2012

Endereços Úteis para os Educadores

Aproveitando um material distribuído na E. E. "Prof. David Procópio", em Ervália - MG - Brasil, onde sou professor de Física, segue uma lista de sítios que disponibilizam material didático e pedagógico para nós professores do Ensino Fundamental e do Ensino Médio. Uma iniciativa louvável do nosso vice-diretor Prof. Ismael. São os seguintes sites:


1379295

Nova Escola: Educação Infantil, Ensino Fundamental, Ensino Médio. Planos deAula, Políticas Públicas e Gestão Escolar. Todos os conteúdos dos níveis de ensino citados acima.


Vector Apple

Portal do Professor: um mega portal onde o educador encontra um farto material para as suas aulas. O portal está dividido em subpáginas: Espaço da Aula, Jornal do Professor, Conteúdos Multimídia, Cursos e Materiais, Interação e Colaboração, Links e Plataforma Freire.

Por exemplo, o Espaço da Aula é um lugar para criar, visualizar e compartilhar aulas de todos os níveis de ensino. As aulas podem conter recursos multimídia, como vídeos, animações, áudios etc, importados do próprio Portal ou de endereços externos. Qualquer professor pode criar e colaborar; desenvolver aulas individualmente ou em equipe; pesquisar e explorar o conteúdo das aulas e coleções de aulas. Apesar das aulas publicadas serem validadas por outros professores, seu conteúdo é de responsabilidade dos autores das mesmas.


Chalk



eAprender: mais um portal de qualidade para apoiar o trabalho dos professores: Canal do Professor, Roteiro de Leitura, Apoio Pedagógico, Galerias, Conexão com o Educador, Viajando pelo Brasil, Datas Comemorativas, Pesquisa na Internet, Jornal.


3D-Teacher

NET Educação: NET Educação é um portal dirigido a professores, alunos de escolas públicas, pais e comunidades escolares. Entre outras informações, os educadores encontram conteúdos didáticos dirigidos às disciplinas que compõem o Ensino Fundamental I, o Ensino Fundamental II e os três anos do Ensino Médio. Todos os conteúdos das aulas são elaborados segundo os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) e as Matrizes Curriculares de Referências do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (SAEB) definidos pelo Ministério da Educação.


help Royalty Free Stock Photo


Portal Edukbr: Resultado de uma pesquisa na área de Tecnologia Educacional, o Portal EduKbr é um ambiente educacional motivador, atraente, lúdico e seguro, desenvolvido pela equipe multidisciplinar do Grupo de Pesquisas KBr/PUC-Rio, com a colaboração e parceria da Affero – empresa de tecnologia voltada para a Educação.Tem como principal preocupação a qualidade da informação e está estruturado para desenvolver o processo de ensino e aprendizagem, o planejamento de cursos a distância e uma comunidade dinâmica para o aprendizado na web.

O Portal EduKbr é estruturado em sites temáticos, nos quais são apresentados conteúdos e propostas de qualidade que integram diversas áreas do conhecimento. Suas metas são estimular e desenvolver: a curiosidade, o bom uso das inúmeras possibilidades da web, o prazer de pesquisar, a prática do trabalho cooperativo, e a consciência crítica e reflexiva para a formação de cidadãos participativos, sujeitos e transformadores para atuarem na nova Sociedade da Informação.


Earth in hands


Existem outras dezenas (ou centenas...) de excelentes sítios de conteúdo educativo. Os citados acima fornecem endereços para estes.





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Modelo ITIL

O que é o modelo ITIL?   ITIL (Information Technology Infrastructure Library ou Biblioteca de Infraestrutura de Tecnologia da Informação) é ...