sábado, 17 de março de 2012

Origami - Papiroflexia

Origami é a arte secular e tradicional do Japão de dobrar o papel para criar representações de determinados seres ou objetos, com as dobras geométricas de uma peça de papel, sem cortá-la ou colá-la. O Origami combina diferentes tipos de dobras  para formar desenhos complexos. Existe um costume no Japão de atribuir ao origami Tsuru (garça) o poder de realizar um desejo de quem construir mil desses modelos.

 

A palavra ORIGAMI é de origem japonesa. Vem de ORU, que significa dobrar e KAMI, que significa papel. ORU + KAMI = ORIGAMI. Na Espanha o Origami é conhecido como Papiroflexia e foi introduzido pelos mouros, após a Invasão Árabe do século VIII. A aplicação da dobradura de papel era limitada a figuras geométricas, pois os mouros eram proibidos, por preceitos de sua religião, de construírem representações de animais.

 

A história do Origami pode ser dividida em dois períodos. Antes e depois de Akira Yoshizawa. A Antiga Dobragem e a Nova Dobragem. Aproximadamente em 1950. Dobragem Criativa ou Sasaku Origami é como ficou conhecido o trabalho do mestre.
Akira Yoshizawa nasceu e morreu no dia 14 de março dos anos de 1911 e 2005. Criou mais de 50.000 modelos origami. Escreveu cerca de 20 livros.
No dia 14 de março de 2012 o Doodle do Google homenageou o grande nome do Origami, Akira Yoshizawa pela passagem do seu centésimo primeiro aniversário.


 

Existem vários sites na Internet onde é possível aprender a arte do Origami (ou Papiroflexia). Neles o interessado pode encontrar cursos, diagramas, animações, vídeos, apostilas, livros, revistas, associações de Origami, etc. Segue, abaixo uma pequena lista desses sites.
Como Fazer Origami


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sapo no Saco

E era o sapo dentro do saco E o saco com sapo dentro E o sapo fazendo papo E o papo fazendo vento E era o sapo dentro do saco E o saco ...