domingo, 3 de março de 2013

Hectare, o que é e quanto vale?

No Sistema Internacional de Unidades de Medida (SI), a área equivalente a 100mrecebe o nome de are. Quando nos referimos a áreas de chácaras, sítios e fazendas podemos usar o múltiplo hectare, símbolo ha, equivalente a 100 ares ou 10.000m2. Entretanto, no Brasil são usadas outras unidades de áreas agrárias. Em Minas Gerais e em Goiás é comum o uso do termo alqueire, equivalente a 4,84 hectares. Em São Paulo, porém, um alqueire corresponde 2,42 hectares. Existe, ainda, o alqueire do Norte, equivalente a 27.225m2 ou 2,7225 hectares.
Os agricultores, por exemplo, fazem uso de fertilizantes e de agrotóxicos, seguindo orientação  de pessoal técnico. Considerando-se que a quantidade do produto a ser aplicado num local pode variar conforme a medida da área, o agricultor pode vir a ter grandes problemas em sua plantação, caso não esteja acostumado ao sistema de medidas utilizado em sua região.
Não é difícil concluir que a falta de padronização nas unidades de medidas de áreas pode trazer transtornos para a indústria, o comércio e a sociedade em geral.



Fonte: Física - Ciência e Tecnologia - Paulo Cesar M. Penteado e Carlos Magno A. Torres - Editora Moderna - São Paulo - 1ª Edição - 2005 - pag. 17





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Modelo ITIL

O que é o modelo ITIL?   ITIL (Information Technology Infrastructure Library ou Biblioteca de Infraestrutura de Tecnologia da Informação) é ...