domingo, 2 de fevereiro de 2014

Fritjof Capra e o Ponto de Mutação

Está circulando em minha cidade um jornal de um plano de saúde de uma cidade vizinha (Viçosa-MG). Neste jornal, o tema principal é a depressão, o mal do século XXI, de acordo com o mesmo jornal. O MUNDO SEM COR DA DEPRESSÃO.  As diferenças, as causas e o tratamento da doença que atinge mais de 350 milhões de pessoas mundialmente. Me fez lembrar um livro que li em 1997, em Manhuaçu-MG. O Ponto de Mutação, de Fritjof Capra, autor de O Tao da Física, com o subtítulo: A Ciência, a Sociedade e a Cultura Emergente. Uma convincente visão de uma nova realidade. A reconciliação da ciência e do espírito humano e o futuro que está para acontecer. 
Impressionante como este grande cientista, físico, acertou as suas previsões. No Brasil e em vários países está acontecendo exatamente o que Capra previu em 1982. O livro foi lançado neste ano sob o título "The Turning Point". Vejamos um trecho do livro: 
"As últimas duas décadas de nosso século (XX) vêm registrando um estado de profunda crise mundial. É uma crise complexa, multidimensional, cujas facetas afetam todos os aspectos de nossa vida - a saúde e o modo de vida, a qualidade do meio ambiente e das relações sociais, da economia, tecnologia e política. É uma crise de dimensões intelectuais, morais e espirituais; uma crise de escala e premência sem precedentes em toda a história da humanidade. Pela primeira vez, temos que nos defrontar com a real ameaça de extinção da raça humana e de toda a vida no planeta."
É por isso que eu recomendo fortemente a leitura desse ótimo livro de Fritjof Capra.


Para saber mais sobre depressão e Fritjof Capra;

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dica de Leitura - Vamos filosofar

A FILOSOFIA NA DESCOBERTA DE UM MANUSCRITO - Marcos Leite Filho de mineiros, da cidade de Ervália, o autor Marcos Leite (Marcos Eduar...