terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

A Netiqueta

Como se comportar corretamente no mundo virtual
Maiúsculas: textos em maiúsculas, na maioria dos casos, dão a entender que você está gritando. Para destacar algo utilize o sublinhado ou coloque entre aspas.


Erros de grafia: em conversas informais é normal que a norma culta da língua seja posta de lado. O que não quer dizer que se possa escrever de qualquer jeito. Atenção para os erros que podem mudar o significado do que se quis dizer, como utilizar "mais" em vez de "mas", "e" em vez de "é", "de" em vez de "dê" e assim por diante.


Pontuação: por mais informal que seja, o interlocutor pode não acompanhar o fluxo de pensamento do redator. Daí a necessidade de pausas. Por isso atenção à pontuação e à divisão de parágrafos.


Respostas: ao enviar respostas em fóruns, listas de discussão ou debates em redes sociais como o Facebook, por exemplo, procure ser claro sobre o que está falando ou a que está se referindo. Copie e cole um trecho da questão, dê nome ao que você pretende responder e evite deixar sua réplica solta sem referências às mensagens prévias nas quais você se baseou.


Público x Privado: questão cara em tempos de redes sociais, o cuidado com o que se publica é essencial para evitar mal-entendidos e situações constrangedoras. Como o mundo virtual permite respostas muito rápidas e publicações instantâneas, pense antes de tornar públicos seus pensamentos.


Fonte: Revista Língua Portuguesa - Ano 5 - Nº 64 - Fevereiro de 2011 - pag 31
Uma revista muito boa. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sapo no Saco

E era o sapo dentro do saco E o saco com sapo dentro E o sapo fazendo papo E o papo fazendo vento E era o sapo dentro do saco E o saco ...