terça-feira, 12 de abril de 2011

Yuri Gagárin - o primeiro homem no espaço

Yuri Alekseyevich Gagarin nasceu em 9 de março de 1934, em uma fazenda coletiva na Rússia. Morreu em 27 de março de 1968, também na Rússia. Em 12 de março de 1961 tornou-se o primeiro homem a viajar no espaço. Tinha 27 anos de idade.
A bordo da nave Vostok-1, lançada do cosmódromo de Baikonur, deu uma volta em torno da Terra a 315km de altitude. Uma missão com uma hora e quarenta e oito minutos de duração. Do espaço ele disse: "A Terra é azul".
A Vostok tinha um comprimento de 4,4 metros, diâmetro de 2,4 metros, e massa de 4.730kg. Era formada por dois módulos: a cápsula de reentrada  (onde ficou Gagarin)  e o módulo de equipamentos com instrumentos, antenas, tanques de oxigênio, etc. 
Gagarin era piloto militar graduado. Havia servido em porta-aviões da frota soviética. Foi selecionado entre 20 pilotos a missão Vostok. Foi escolhido pela sua habilidade como piloto, excelente desempenho nos treinamentos e o biotipo adequado para a missão. Tinha 1,58m de altura e pesava 69kg. Morreu emum acidente com um jato MIG-15, junto com o piloto Vladmir Seryogin.
Seu feito foi uma confirmação do pioneirismo da URSS (União das Repúblicas Socialistas Soviéticas) na Astronáutica. Haviam lançado, em 1957, o Sputnik, primeiro satélite artificial; também em 1957, haviam colocado em órbita o primeiro ser vivo, Laika, uma cadela.
Em agosto de 1961, Gagarin esteve no Brasil e foi condecorado com a Ordem do Cruzeiro do Sul pelo então presidente Dr. Jânio Quadros.
Hoje, 12 de março de 2011, faz 50 anos que Gagarin conquistou o espaço. A URSS foi extinta. A Lua foi conquistada. Marte está na mira das potências. Quem pisará lá primeiro?
Astronáutica é o ramo da ciência e da tecnologia que se ocupa de máquinas projetadas para operarem fora da atmosfera terrestre, sejam elas tripuladas ou não-tripuladas. É a ciência e a tecnologia do vôo espacial. (pt.wikipedia.org/wiki/Astronáutica)
A Astronáutica ou Cosmonáutica surgiu entre o final do século XIX e o início do século XX. Estuda os aspectos da locomoção no espaço, o que inclui as tecnologias que envolvem a construção dos foguetes, o cálculo da órbita dos satélites e das trajetórias das sondas espaciais, os meios de transmissão e recepção de sinais entre a Terra e as naves, as técnicas de pouso em outros corpos celestes, etc.
O Google Doodle homenageia o grande pioneiro Yuri Gagarin:



Fonte:
- A Conquista do Espaço - do Sputnik à Missão Centenário
Agência Espacial Brasileira
Editora Livraria da Física - São Paulo - SP



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sapo no Saco

E era o sapo dentro do saco E o saco com sapo dentro E o sapo fazendo papo E o papo fazendo vento E era o sapo dentro do saco E o saco ...