quarta-feira, 1 de junho de 2011

A Lei de Moore e os Ultrabooks


O poder de processamento dos computadores dobra a cada vinte e quatro meses. Esta é a Lei de Moore que surgiu em 1965 através de um conceito estabelecido por Gordon Earl Moore, cofundador da Intel. Não se sabe se esta lei é eterna, mas até hoje (2011) ela tem sido válida. O computador mais veloz do mundo, atualmente, é o IBM Roadrunner, com capacidade de aproximadamente 1 petaflop (1 quatrilhão de operações por segundo). Ele utiliza 6562 processadores dual core AMD Opteron associados a 12400 chips da Intel e quase 52 TB (terabytes) de memória RAM. Se a lei de Moore continuar sendo válida, em 2019 teremos um décimo do poder do IBM Roadrunner em nossas casas.
 
A evolução não pára. Depois dos maiframes da década de 1960, vieram PC, notebook, netbook, tablet, smartphones, etc. Para 2012, a Intel anunciou o Ultrabook. Mobilidade, desempenho, segurança e conectividade em um notebook mais elegante e mais fino. Equipado com a tecnologia mais recente: USB 3.0, Thunderbolt (conecta periféricos a 100MB/s), transistores 3D e Windows 8 (o sucessor do ótimo Windows 7), entre outras. Viva a tecnologia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Modelo ITIL

O que é o modelo ITIL?   ITIL (Information Technology Infrastructure Library ou Biblioteca de Infraestrutura de Tecnologia da Informação) é ...