quarta-feira, 13 de julho de 2011

Os meses do ano


Janeiro - homenagem ao deus Janus, da mitologia romana. Janus é representado por uma figura olhando em direções opostas. Janeiro é mês que "olha" para dois anos, o que passou e o ano novo.


Fevereiro - homenagem ao deus Februus, deus da morte e da purificação na mitologia etrusca. Seu nome originou a palavra februarius, fevereiro em latim.

Março - homenagem a Marte, deus da mitologia romana. Chamado de Ares na mitologia grega. Na Roma Antiga, Marte (Ares na mitologia grega) deus da Guerra, mas também associado à fertilidade, ao crescimento e ao vir-a-ser, é um dos deuses mais proeminentes e adorados. Filho de Júpiter e Juno, de acordo com algumas fontes, Marte é pai de Romulo e Remo com a vestal Rhea Silvia, por ter sido pai dos fundadores de Roma, os romanos chamavam a si próprios de filhos de Marte.

Abril - O seu nome deriva do Latim Aprilis, que significa abrir, numa referência à germinação das culturas. Outra hipótese sugere que Abril seja derivado de Aprus, o nome etrusco de Vênus, deusa do amor e da paixão.

Maio - É o quinto mês do calendário gregoriano e tem 31 dias. O seu nome é derivado da deusa romana Bona Dea da fertilidade. Outras versões apontam que a origem se deve à deusa grega Maya, mãe de Hermes.



Junho -  É o sexto mês do calendário gregoriano e tem 30 dias. O seu nome é derivado da deusa romana Juno, mulher do deus Júpiter.



Julho - É o sétimo mês do ano no Calendário Gregoriano, tendo a duração de 31 dias. Julho deve o seu nome ao imperador romano Júlio César, sendo antes chamado Quintilis em latim, dado que era o quinto mês do Calendário Romano, que começava em Março. Também recebeu esse nome por ser o mês em que César nasceu.



Agosto - Do latim Augustus, é o oitavo mês do calendário gregoriano. É assim chamado por decreto em honra do imperador César Augusto. Este não queria ficar atrás de Júlio César, em honra de quem foi baptizado o mês de julho, e, portanto, quis que o “seu” mês também tivesse 31 dias. Antes dessa mudança, agosto era denominado Sextilis ou Sextil, visto que era o sexto mês no calendário de Rômulo/Rómulo (calendário romano).


Setembro - sétimo mês do Calendário Romano. Vem de septem, sete em latim.

Outubro - oitavo mês do Calendário Romano. Vem de octo, oito em latim.

Novembro - nono mês do Calendário Romano. Vem de novem, nove em latim.

Dezembro - décimo mês do Calendário Romano. Vem de decem, dez em latim.

Obs.: O Calendário Romano data da fundação de Roma e mudou sua forma diversas vezes até a queda do Império Romano. Os primeiros calendários romanos são chamados de pré-julianos e são utilizados até 46a.C. O calendário juliano foi utilizado até 1582.








Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sapo no Saco

E era o sapo dentro do saco E o saco com sapo dentro E o sapo fazendo papo E o papo fazendo vento E era o sapo dentro do saco E o saco ...