terça-feira, 16 de agosto de 2011

Síndrome da Pressa

A síndrome da pressa é um problema psicológico e comportamental que acontece com várias pessoas atualmente. As pessoas costumam dizer que 24 horas é pouco tempo para realizar tantas tarefas. Porém, "quem tem pressa come cru".
As características típicas da síndrome são: tensão, hostilidade, impaciência ao esperar, valorização da quantidade e desvalorização da qualidade, sono agitado, inadmissão a atrasos, busca por substâncias que controlam as emoções, interrupção da fala de terceiros, passos rápidos e outros.

Estudo revela que 65% dos brasileiros apresentam tendência a desenvolver o transtorno. Intolerância, tensão e impaciência estão entre os principais sintomas da doença. Apressadinhos podem desenvolver fobias e pânico.

As pessoas apressadas vivem em constante estado de alerta, irritadas e impacientes. Esse comportamento produz aumento do nível de adrenalina no corpo o que pode causar uma situação de estresse. Este pode gerar infartos, úlceras e gastrites. Cuidado! Além de ser inimiga da perfeição, a pressa é, também, inimiga do coração.
Se você fala, anda e come muito rápido, não tira o olho do relógio, tem a escrita abreviada, interrompe a fala de terceiros, reclama com frequência que o seu tempo não dá pra nada, não sabe esperar e tem vontade de atropelar quem anda mais lento que você, cuidado, esses traços são típicos dos portadores da síndrome da pressa.

A pressa não é só inimiga da perfeição. É também sintoma de infelicidade. Obs.: Provérbio chinês.


O comportamento do apressadinho:
Ao sentar, jamais encosta na cadeira. Assim, estão prontos para sair.
Fazem várias coisas ao mesmo tempo, como comer e usar o computador.
No trânsito, se o carro da frente demora, ele buzina.
Carregam bolsas pesadas e agendas onde anotam tudo o que têm de fazer.
Seguram objetos com força, como se tivessem receio de perdê-los.

Fonte: Jornal O Tempo (Belo Horizonte-MG-Brasil) - 07/Ago/2011 - pag. 24 - Cidades


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dica de Leitura - Vamos filosofar

A FILOSOFIA NA DESCOBERTA DE UM MANUSCRITO - Marcos Leite Filho de mineiros, da cidade de Ervália, o autor Marcos Leite (Marcos Eduar...