sábado, 10 de setembro de 2011

As Estações do Ano - Vem aí a Primavera 2011



No início as estações do ano eram apenas duas: "Ver" e "Hiems". Época boa, com flores e frutos, de calor e tempo ameno. E mau tempo, chuva e frio, sem flores nem frutos. Com o passar do tempo surgiram subdivisões para as estações. "Ver" foi dividida em Prima Vera ou Primeiro Verão (temperatura e humidade moderadas), Tempus Veranus ou Tempo de Frutificação (temperatura e humidade elevadas) e Aestivus ou Estio (temperatura elevada e baixa humidade). "Hiems" foi dividida em Tempus Autumnus, tempo do ocaso, temperatura em declínio gradual e Tempus Hibernus, a época mais fria.
No século XVII os países ocidentais começaram a adotar a divisão do ano em quatro estações com o objetivo de ajustar as estações à posição exata dos Equinócios e Solstícios. Outono, Inverno, Primavera e Verão.
As estações são resultado da inclinação do eixo de rotação da Terra em relação ao plano orbital. O hemisfério norte e o hemisfério sul experimentam estações opostas. Hoje, no Brasil, estamos aguardando a Primavera. Na Europa, está chegando o Outono. A Primavera 2011 começa dia 23 de setembro às 06:50 horas e termina no dia 22 de dezembro, às 02:30. Inicia-se no Equinócio de Setembro e tem fim no Solstício de Dezembro.






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Modelo ITIL

O que é o modelo ITIL?   ITIL (Information Technology Infrastructure Library ou Biblioteca de Infraestrutura de Tecnologia da Informação) é ...